quinta-feira, 30 de julho de 2009

A miragem do pré-escolar na rede pública

Até agora o João tem estado com a minha mãe, que muito bem tem conjugado os papéis de avó e educadora! OBRIGADA mãe!!!!
No ano passado informei-me sobre o pré-escolar, e disseram-me que só podia inscrever o João com 3 anos, e assim fiz, este ano inscrevi-o na escola que temos à porta de casa uma JI/EB1, perfeito, pois dá até à 4ª classe sem mudar de escola e mantendo alguns amigos!
Paralelamente, a minha vizinha que é professora na dita escola JI/EB1, avisou-me que podia ser difícil entrar uma vez que ele só tem 3 anos, e era então melhor inscrever na escola da igreja que dá passagem imediata para a 1ª classe na escola que pretendíamos. Bem mandada, lá fui eu, perder uma manhã numa entrevista com a assistente social. Tudo muito bem, tirando o pequeno pormenor, que devia ter inscrito o João no ano do nascimento....

-Desculpe.... mas se eu já sabia que ele só viria para a escola aos 3 anos para quê estar a dar-vos trabalho e a "roubar" a vaga a quem na altura precisa? (pois a lógica é inscrever à nascença e depois todos os anos quando receber a comunicação a dizer que foi admitido responder dizendo que não preciso, mas quero manter inscrição para o próximo ano)
Resposta da Sra. - São normas.
Fiquei esclarecida, pois as normas parecem-me uma boa razão!

Saíram as listas de colocação a meio deste mês e tcharan.... Não entrou em nenhuma!
Valeu já ter falado com a C. e haver um plano B, uma escola particular, onde vou pagar mais do que na pública ou na igreja (onde é em função do IRS). O que não nos agrada, uma vez que a situação profissional do pai é confortável, mas a minha nem por isso, e mais uma responsabilidade financeira pode ser uma pedra no sapato. Mas também achamos que há onde cortar e a educação do João é uma prioridade.
E quando se acabar este trab só tenho é que procurar outro! (É que estou a fazer uma licença de maternidade e depois volto à casa de partida)

A história nem sempre corre como queremos e então o João não pode ir a pé para a escola, tenho que ir de manhã de carro, enfrentar MAIS trânsito e andar para trás e para a frente, mas nem tudo é mau, vai ser colega dos já amigos (desde as barrigas das mães) L. e S., que vendo a coisa pelo lado positivo, pode ajudar na adaptação!

No mundo ideal a educação (na rede pública) não seria uma miragem... Afinal pagamos impostos para quê? Temos que pagar seguro de saúde se não queremos amargurar nos corredores dos hospitais públicos, e temos que pagar a instituições privadas de ensino, e é se queremos! Mas isto já sou eu com mau feitio... afinal é assim que acontece com a maioria!

Sem comentários:

Enviar um comentário